Rodovia da Uva, 1439 - Roça Grande - Colombo/PR
  • (41) 3037-2932

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Situação financeira das pequenas indústrias piora no 4º trimestre, revela CNI

Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020

O índice que mede a situação financeira das indústrias de pequeno porte caiu de 42,8 para 42 pontos na passagem do 3º para o 4º trimestre, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (3). De acordo com o Panorama da Pequena Indústria (PPI), a percepção dos empresários sobre as finanças das empresas piorou. O indicador considera, entre outras coisas, a avaliação dos entrevistados sobre margem de lucro operacional e facilidade de acesso ao crédito.

Já o índice de desempenho das indústrias de pequeno porte passou de 47,5 pontos, no 3º trimestre, para 46,8 pontos no 4º trimestre. Apesar da queda, a CNI considera o resultado positivo, visto que está acima da média histórica, de 44 pontos, e da marca registrada no 4º trimestre de 2023, de 45,9 pontos.

A CNI calcula o desempenho da pequena indústria a partir de uma ponderação entre volume de produção, número de empregados e utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual. Quanto maior o índice, melhor o desempenho das empresas.