Rodovia da Uva, 1439 - Roça Grande - Colombo/PR
  • (41) 3037-2932

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Tudo o que você precisa saber sobre Brand Positioning antes que seja tarde demais

A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio.

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio. É com o Brand Positioning que um negócio diferencia seu produto ou sua empresa na mente de seus clientes potenciais. Vamos combinar que uma comunicação só é eficaz quando torna evidente a ideia distintiva do produto, e fornece uma razão para comprar?

O italiano Gerardo Arancioni, considerado um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, e parceiro da KAKOI Comunicação, acrescenta que não existe um negócio que não necessite deste serviço até porque não existe um negócio que não lida com a mente dos clientes.

Encontrando um norte
Quando se fala sobre identificar os diferenciais e a ideia distintiva, isso significa encontrar as razões para alguém comprar de um determinado fornecedor ou prestador de serviço e não de outro.

E o mercado está saturado de pseudoespecialistas afirmando que “temos o melhor produto, o melhor atendimento, etc.”. Este tipo de comunicação é absolutamente inútil para vendas porque de fato não há diferenciação alguma:

“Se todos falam as mesmas coisas, evidentemente elas não se diferenciam, ao contrário, elas se igualam e se nivelam para baixo. Hoje é muito fácil ter acesso a informações e, ao precisar de um determinado produto ou serviço, a primeira coisa que fazemos é procurar estas informações na internet” explica Gerardo.

O que acontece se o cliente encontra dez fornecedores que se apresentam da mesma forma, tipo “focamos nas exigências do cliente”? Naturalmente o cliente opta pelo mais barato ou pelo líder de mercado, que são as duas opções consideradas mais seguras. E aqui temos um grande problema, pois existe somente um líder e uma guerra de preços que normalmente sacrifica a qualidade.

O que podemos considerar como Brand Positioning de sucesso?
Considere uma grande e simples verdade: as empresas brasileiras são sempre melhores do que elas comunicam! O desenvolvimento do Brand Positioning nada mais faz do que fazer aflorar a essência de uma empresa, de um produto ou de um serviço:

“Um posicionamento bem desenvolvido, portanto, eficaz em termos de vendas, é aquele que, entre vários diferenciais que as empresas possuem, identifica o mais significativo para os clientes potenciais. Eu chamo de “ideia distintiva”, a grande verdade que as diferencia! Somente uma, mas que seja fortíssima.”

Quais os primeiros passos?
Adianta dizer e pensar que o seu produto é melhor? Ou então, que o seu diferencial é o atendimento porque todos pensam e dizem isso? Em absoluto!

Os primeiros e mais importantes passos consistem em entender e assumir definitivamente que:

  • A minha empresa é muito melhor do que eu comunico sobre ela;

  • Estou comunicando algo que não me diferencia com relação aos concorrentes, (fazendo por exemplo uma análise do website deles);

  • A comunicação não está somente ao alcance das grandes empresas;

Toda vez que uma empresa lida de uma forma “simplória” com a mente do seu cliente potencial, estará perdendo uma oportunidade de negócio.

Na prática
Quer um exemplo de como um posicionamento bem desenvolvido é eficaz em termos de vendas? Um Brand Positioning de qualidade é aquele que identifica o que é mais significativo para os clientes potenciais - a famosa ‘ideia distintiva’. Mas tem que ser somente uma, fortíssima:

“Certa vez desenvolvemos o Brand Positioning de uma tradicional indústria da região de Curitiba que produz e vende máquinas de altíssima tecnologia e de valor bem elevado. Acontece que este empresa estava enfrentando anos de crise. Finalizamos a atividade de Brand Positioning e, no meio da pandemia, ela bateu recordes históricos de vendas, ou seja, foi melhor do que nos anos dourados dela. E tudo isso apenas veiculando uma nova mensagem, sem mudar o produto, nem mudar a estrutura interna. Apenas com este reposicionamento da marca” exemplifica Gerardo.